terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Beleza negra: dicas para cabelos afro penteados e maquiagem.

Ter cabelos crespos e bonitos não é tarefa fácil. As mulheres afro-brasileiras sabem bem o trabalho que dá para cuidar das madeixas.
Segundo o cabeleireiro Gilmar Sousa, especialista em cabelos afro, existem algumas táticas para domar os fios rebeldes. "O primeiro cuidado básico é escolher um bom profissional. Ele indicará os produtos que devem ser usados em seus cabelos. Hidratação também é fundamental, pois além da tendência ao ressecamento, a maioria destes cabelos contém química (alisamentos, relaxamentos, permanente afro). Fique atenta também na qualidade dos produtos que for usar, como secador, chapinha, etc", alerta o especialista.
Antes de aplicar alguma química, os cabelos devem ser preparados, com acompanhamento profissional, pelo menos quatro semanas antes. Também é recomendável fazer hidratação semanalmente. Depois, é preciso fazer uma visita ao salão pelo menos uma vez por mês.
Assumir os cabelos crespos é a bandeira de muitas mulheres que procuram valorizar a beleza negra sem grandes alterações, tranças e dreads também dão estilo, mas algumas ainda preferem cabelos lisos o tempo todo, neste caso, o ideal é optar pelo alisamento. O procedimento é semelhante ao relaxamento. O que muda é a ação do produto.
"O alisamento ainda é preferência entre as afro-brasileiras. O melhor sistema é o americano, que tem uma técnica diferente. A escova progressiva ou essas da ‘moda’ não são tão eficazes", diz Gil Sousa.
O alisamento americano é feito à base de Guanidina e custa cerca de R$ 150. Para manter os fios bonitos, a raiz deve ser retocada a cada 60 dias.

Pele Negra: as melhores cores de maquiagem

Que mulher que não gosta de maquiagem? Ainda mais com tantas novidades no mundo da beleza. Ficar linda e super produzida só depende de vontade e criatividade. A pele negra, assim como qualquer outro tipo de pele, necessita de alguns cuidados básicos antes, durante e depois da maquiagem. Por isso, vale prestar atenção... O primeiro passo é acertar na escolha do tom do corretivo e da base. A pele negra também tem diversas tonalidades e variações. O maquiador Gil Sousa explica que a melhor maneira de escolher os produtos é testar e observar se o resultado fica harmônico, se a cor valoriza a beleza natural de cada mulher.
“Para sombras, batons, blushes e lápis de boca, prefira as opções de cores quentes, como coral, rosa quente, cereja, vermelho, vinho, dourados e acobreados. Eles ficam lindos em pele negra. Quanto à base, a melhor solução é testar, já que existem inúmeros tons e subtons de pele”, explica o maquiador.
Durante o dia, aposte em cores menos intensas e evite brilhos. Para a noite, invista em cores e pigmentos, brilho e muita intensidade. Se preferir, use pó iluminador acobreados ou dourados que garantem o efeito ‘celebridade’.
“Uma dica que pode e deve fazer toda a diferença: use e abuse da hidratação antes de maquiar, evite cores frias e cuidado com bases que deixam a cor da pele acinzentada. Insista sempre no teste de maquiagem e compare diferentes cores, a base deve ficar no tom exato ao da sua pele”, alerta Fabiana.

E como a pele negra costuma ser oleosa, escolha sempre produtos oil free e, de preferência, com algum grau de proteção solar. Isso é fundamental para a saúde da pele. Acertando nos tons, os complementos são os básicos. Máscara para cílios e curvex são boas pedidas, assim como dar uma penteada na sobrancelha com a ajuda de rímel incolor.
A ideia é que ao final da maquiagem a mulher sinta-se linda e aprove o visual. É importante lembrar que maquiagem é arte. Por isso, brinque, ouse e experimente novas combinações.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário